SAUDAÇÃO DA FRENTE DA JUVENTUDE COMUNISTA, FGC – ITÁLIA AOS 97 ANOS DA UJC

Lenin disse que “a juventude é a chama mais brilhante da revolução”. Nossa história está repleta de exemplos onde esta frase provou ser uma grande verdade. Estamos confiantes de que a UJC do Brasil tem um futuro brilhante pela frente. A luta pelo socialismo é a luta do nosso tempo.

SAUDAÇÃO DA FRENTE DA JUVENTUDE COMUNISTA, FGC – ITÁLIA AOS 97 ANOS DA UJC

Prezados camaradas da União da Juventude Comunista (UJC) do Brasil, o Comitê Central do FGC – Itália envia-lhes saudações pelo 97º aniversário de sua organização.

Observamos e estudamos cuidadosamente da Itália seus esforços para restabelecer as bases revolucionárias do movimento comunista no Brasil e construir uma força comunista digna desse nome. As relações fraternas que existem há anos entre as nossas organizações são para nós motivo de orgulho e fortalecem a nossa convicção sobre a justeza das nossas ideias comuns para um mundo mais justo.

Camaradas, vivemos na era do imperialismo e da guerra imperialista, de competição política e militar intensificada entre as grandes potências capitalistas pelo controle dos mercados, dos recursos energéticos e minerais, dos territórios, das rotas comerciais, etc. Na Europa, se trava há anos uma sangrenta guerra imperialista na Ucrânia entre a aliança euro-atlântica EUA-UE-OTAN e a Rússia capitalista, resultando em milhares de mortes e milhões de refugiados e pessoas deslocadas. Do outro lado do nosso próprio mar, o Mediterrâneo, está ocorrendo o genocídio do povo palestino perpetrado pelos criminosos de Israel.

O ano passado foi um ano intenso de mobilizações populares e estudantis contra a guerra imperialista, pelo fim do compromisso do governo de direita de Giorgia Meloni com os planos de guerra na Ucrânia e com Israel, e pela saída da Itália da OTAN e de todas as alianças imperialistas.

O ataque aos direitos dos povos e dos trabalhadores, bem como a escalada da guerra em todo o mundo, são o produto da crise deste sistema falido de exploração, que não pode garantir um futuro para os jovens e crianças da classe trabalhadora.

Aqueles que trabalham para defender este sistema, aqueles que têm ilusões sobre a possibilidade de governar o capitalismo em favor dos trabalhadores e das camadas populares, são objetivamente inimigos da classe trabalhadora. Também na Itália travamos uma importante luta contra o oportunismo, tirando conclusões sobre os erros cometidos pelo movimento comunista no nosso país e apresentando uma proposta para a criação de um partido comunista moderno e estruturado, digno dos nossos tempos.

As explosões da luta de classes em todo o mundo lembram-nos que a história não acabou. Uma nova geração de comunistas cresce e aprende todos os dias no fogo da luta. Lenin disse que “a juventude é a chama mais brilhante da revolução”. Nossa história está repleta de exemplos onde esta frase provou ser uma grande verdade. Estamos confiantes de que a UJC do Brasil tem um futuro brilhante pela frente. A luta pelo socialismo é a luta do nosso tempo.

Viva o internacionalismo proletário!
Viva a UJC do Brasil!
O comunismo é a juventude do mundo