Nota política: Quem responde pela qualidade do RU da UFOPA?
É inegável as consequências de se colocar um serviço público nas mãos de uma empresa cujo principal objetivo é o lucro, pouco se importando com a qualidade dos alimentos servidos e da saúde dos usuários do serviço.

Nota política da UJC na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
No dia 08 de setembro de 2025, os estudantes que entravam no RU para almoçar foram surpreendidos com um forte odor, que para a surpresa e insatisfação dos usuários, vinha de uma das opções disponíveis no cardápio do dia.
A empresa Rutilene G Sales LTDA prestadora do serviço de Buffet, que atua no preparo da comida servida para a comunidade acadêmica desde 2022, já foi alvo de inúmeras outras denúncias feitas pelos estudantes e todas relacionadas a qualidade da alimentação que é feita no RU. Relatos como insetos mortos, fios de cabelo e até fezes de animais são frequentemente relatados em grupos e páginas da UFOPA.
Porém ontem foi a "gota d'água". A reclamação que se ouviu é que uma das opções (porco) estava com um odor de decomposição. Um discente relatou que chegou a questionar sobre a qualidade do prato com o funcionário, porém a resposta foi ríspida, alegando que o forte cheiro não era da carne.
Em alguns sites de fofoca da cidade, os comentários com o qual nos deparamos é de desprezo com os estudantes, alegando que eles merecem o que estão passando apenas por estarem em universidade federal, reforçando um discurso anti-esquerda de que na universidade só tem "vagabundo, drogados", entre outros. Porém o real motivo reside na privatização dos serviços que deveriam ser públicos e da falta de fiscalização por parte das autoridades competentes e falta de transparência da Universidade para com os discentes.
É inegável as consequências de se colocar um serviço público nas mãos de uma empresa cujo principal objetivo é o lucro, pouco se importando com a qualidade dos alimentos servidos e da saúde dos usuários do serviço. E diante dos acontecimentos, a UJC/PCBR reafirma sua posição contra a privatização dos serviços públicos, pagos com o dinheiro do contribuinte e principalmente com o dinheiro dos discentes, para empresas privadas, que como podemos notar, não estão preocupados com a qualidade do serviço, prejudicando milhares de alunos que dependem da refeição para a permanência dos nos estudos, e que agora, encontra-se em perigo pelas negligências resultantes de interesses privados.
PELO FIM DAS PRIVATIZAÇÕES E TERCEIRIZAÇÕES DOS RUs!
PELA GARANTIA DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS GRATUITO PARA TODOS OS ESTUDANTES!