Moção de solidariedade à comunidade acadêmica da UNIFAP
A UNE manifesta a sua solidariedade à toda a comunidade acadêmica da UNIFAP, que estão em luta contra esse retrocesso, em defesa do ensino superior público, da justiça social e da inclusão, na universidade, de grupos historicamente oprimidos e marginalizados.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) possui uma política de Bonificação Regional, que garante um bônus de 20% na nota do ENEM para estudantes do Amapá e de algumas regiões do Pará, além de uma Resolução de Cotas Sociais, que garante que 75% das vagas dos processos seletivos da universidade sejam destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências e docentes egressos de escolas públicas.
Essas políticas estão sendo contestadas e podem ser derrubadas pela Justiça Federal, que não reconhece as particularidades do Amapá e o fato de que elas são fundamentais para corrigir as históricas desigualdades regionais e garantir o acesso dos estudantes locais ao ensino superior público.
A revogação da política de Bonificação Regional e da Resolução de Cotas Sociais afetaria de imediato mais de 500 estudantes. Por isso, a comunidade acadêmica da UNIFAP tem feito várias denúncias, mobilizações e debates públicos, exigindo a manutenção do bônus e dos 75% de cotas sociais na universidade.
A União Nacional dos Estudantes manifesta a sua solidariedade à toda a comunidade acadêmica da UNIFAP, em especial aos estudantes, que estão em luta contra esse retrocesso, em defesa do ensino superior público, da justiça social e da inclusão, na universidade, de grupos historicamente oprimidos e marginalizados.
CONTRA O RETROCESSO NAS AÇÕES AFIRMATIVAS!
PELA MANUTENÇÃO DA BONIFICAÇÃO REGIONAL E DOS 75% DE COTAS SOCIAIS!