Comunicado da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) sobre elementos reacionários no XIX Festival Mundial das Juventudes e Estudante

Comunicado da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) sobre elementos reacionários no XIX Festival Mundial das Juventudes e Estudante

A FMJD expressa sua discordância em relação à participação de elementos reacionários no XIX FMJE. Também condena a tentativa de tais elementos de atacar e prejudicar o programa de discussão aprovado pelo 3º Comitê Preparatório Internacional. Tais vozes não tem espaço em discussões que buscam reforçar a unidade da juventude pelas ideias justas.

Foi expresso anteriormente pelo Comitê Internacional de Organização e pela FMJD que qualquer elemento reacionário, fascista ou sionista não teria espaço neste evento histórico que completa agora 70 anos de vida. As ideias de paz, solidariedade, amizade, antifascismo e antiimperialismo são os pilares do Festival e estes elementos reacionários se baseiam no oposto destas ideias.

A FMJD continua seu chamado aos participantes militantes e progressistas do XIX FMJE para construir o programa de discussão e defender as ideias do Festival. Nossas palavras devem reforçar o apoio do Festival às causas dos povos, pela libertação da Palestina, pela autodeterminação do Saara Ocidental – a última colônia no continente africano -, junto com outras causas no mundo que enfrentem a agressividade e barbárie imperialista.

Sochi, 18 de outubro de 2017

Em nome da FMJD,

Comitê Central

*Tradução: UJC-Brasil